Sobre o programa
O Mesa Brasil Sesc RJ leva de onde sobra até onde falta.
Já parou para pensar que, diariamente, toneladas de frutas, verduras, legumes e demais alimentos em perfeitas condições e não vendidos em locais como feiras, supermercados e restaurantes vão parar no lixo? É aí que começa o trabalho do Mesa Brasil Sesc RJ – programa que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos.
Desde o ano 2000, somos a ponte entre esses alimentos e diversas instituições de assistência social cadastradas, como asilos, creches e orfanatos no Estado do Rio. Recolhemos as doações de produtos com baixo valor comercial, mas ainda em condições de consumo, e os distribuímos.
Só nos três primeiros meses de 2019, foram arrecadadas mais de 154 toneladas de produtos alimentícios. Um resultado que só é possível graças à parceria de 265 empresas doadoras e 100 voluntários – que ajudam na seleção, separação e etiquetagem dos alimentos, doando tempo e talento ao programa.
Pensamos dentro e fora da casca para combater a fome e o desperdício.
Essa é a essência do programa. De um lado, contribuir para combater o desperdício e, de outro, reduzir a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Construímos um conjunto de ações que tornaram o programa uma referência nacional como rede de solidariedade na área de segurança alimentar e nutricional.
Além das doações, também promovemos diversas ações educativas nas entidades, sempre privilegiando o aproveitamento integral de alimentos. A partir da utilização de cascas, sementes e talos, por exemplo, são elaboradas receitas nutritivas e saborosas.
Nossos números em 2018
- 1 mil 365 toneladas arrecadadas
- 1 mil 248 toneladas distribuídas
- 7 milhões e 490 mil refeições complementadas
- Mais de 100 mil pessoas atendidas
- Mais de 800 instituições cadastradas
Seja você um doador também 😉
Nossa missão
“É melhor sobrar do que faltar” significa desperdício.
Vamos nos planejar melhor?
Em um país onde milhares de pessoas sofrem de desnutrição e de doenças causadas pela falta de alimentação adequada, o Mesa Brasil Sesc RJ surge como iniciativa de grande alcance social. Uma tarefa que deve ser compartilhada por todos os segmentos sociais, incluindo o cidadão, o Estado e o empresário, em busca da construção de uma sociedade mais democrática, menos desigual. Mais humana e menos injusta.
Nosso principal objetivo é minimizar os efeitos da fome em nosso estado e o desperdício de alimentos, contribuindo para a Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade. Assim, atuamos na redução do desperdício, mediante a doação de alimentos, além de desenvolver ações educativas e a promoção de solidariedade social em todo o país.
Como ser um parceiro
O melhor prato é aquele que faz bem a alguém.
O Mesa Brasil Sesc RJ está aberto a receber novas inscrições de entidades de assistência social com interesse em fazer parte do programa, recebendo as doações de alimentos e as ações educativas. Podem se cadastrar instituições sem fins lucrativos, como creches, asilos, orfanatos, entre outras, sediadas em todo o Estado do Rio de Janeiro. Basta que a instituição tenha CNPJ e não seja vinculada a partido político. Para mais informações, ligue para 0800-022-2026.
Livro Mesa Brasil
Quer saber como fazer receitas práticas e nutritivas que utilizem integralmente os alimentos? Baixe o livro do Mesa Brasil pra provar que boa mesa combina com aproveitamento.
Mesa no campo
Garantia de alimentos frescos, menos perdas denutrientes e maior período para armazenamento.
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), cerca de 35% do que é colhido em nossa produção agrícola acaba no lixo. Uma triste realidade que deu origem ao Mesa no Campo.
Um trabalho em parceria com a Associação de Agricultores de Nova Friburgo, que arrecada alimentos próprios para consumo, porém fora dos padrões de comercialização ou excedentes de produção e que não seriam colhidos. Eles são repassados ao programa e doados às instituições cadastradas.
Somente de junho de 2018 a julho de 2019, foram recebidas 740 toneladas de alimentos. Um enorme potencial que será expandido para demais cidades do interior.